Resenha Dupla: Asas e Encantos | Aprilynne Pike

05:24:00 Unknown 3 Comments

Oi Pessoal!

Hoje a resenha é dupla. São os dois primeiros livros da série Fadas, da autora Aprilynne Pike - que, à propósito, tem bacharelado em Escrita Criativa. Achei esse fato altamente incrível, sério.


Antes de mais nada, quero dizer que a saga completa é formada por quatro livros, mas li apenas os dois primeiros e não irei atrás dos próximos.
E vamos lá que o tema é YA (Young Adult ou Jovem adulto) e tem muito triângulo amoroso e descobertas para desenrolar, como sempre:

ASAS

Gente, não é spoiler dizer que o universo aqui é o Fairy, mas como em Crepúsculo (sic), a autora mudou um pouco o significado do ser fantástico central: aqui as fadas são plantas e isso caiu agradavelmente bem!


Laurel é uma jovem de 15 anos (volta o cão arrependido...) que vai para escola pela primeira vez, tendo sido educada em casa até então. Lá ela conhece David, um típico bom moço, amante da biologia e fascinado por Laurel e seu estranho caroço nas costas, do qual vingou uma enorme flor em formato de asas.

Confusa por ser meio planta, meio gente, Laurel crê que David é o único que poderá ajudá-la, graças à seus conhecimentos de botânica até que... tchan tcharan!! Aparece Tamani, um jovem elfo que tem explicações para cada estranho detalhe da existência da jovem até hoje.
Agora, sabe qual é o barato desse livro? A explicação do que é ser uma fada na interpretação da autora. Ela descreve detalhes como "se beber muito suco de morango, sua pele ficará rosa" e "gosta tanto de Sprite por tal motivo"... E tem muito mais explicação do universo criado, que é tão maravilhoso e lindo (insira corações eternos aqui) que voltei a tomar Sprite só pra me sentir um pouco fada também.
Dos dois livros, este foi de longe o meu favorito justamente pela esmiuçação (ai Deus, essa palavra existe?) do universo, que é algo lindo de morrer. No mais, é um triângulo amoroso jovem, com um pouco de confusão, como já estamos exaaaaustos de ver, o que pode ser bom ou ruim para você.

SE VOCÊ PRETENDE LER E NÃO QUER SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO, PARE AQUI. Não tem como falar do segundo livro sem "entregar" o primeiro!!

ENCANTOS

Seis meses se passaram desde o final do primeiro livro, onde Laurel executa um ato heroico contra Trolls em favor de seus dois mundos. Agora, tudo o que a jovem precisa fazer é estudar bastante e se tornar uma exemplar "fada de outono", sua casta por nascimento. Ela fica como estudante em Avalon, aprendendo encantos e conhecendo um pouco mais sobre a sociedade élfica. Nas vezes em que retorna para sua casa humana, de férias, percebemos muitos conflitos com a família - especialmente com a mãe, o que demonstra que Laurel não ser humana não foi bem aceito.


Este segundo volume dá ainda mais detalhes do delicioso universo criado por Pike. As hierarquias no mundo das fadas, que incomodam tanto Laurel, são um determinante na riqueza de atividades e funções de cada fada e elfo.
O que não curti nesse livro é que ficamos inevitavelmente perdidos. Senti que para apenas seis meses as relações e a naturalidade com dois universos evoluiram demais. E embora esteja namorando David, Laurel ainda nutre um forte sentimento por Tamani e a gente fica totalmente dividido, sem conseguir escolher um lado, o que é chato porque acabaremos de coração partido de qualquer maneira. hehehe
Bastante explicativo também, mas com um conflito fraco que acaba tornando a leitura enfadonha por volta da página 80 até quase o fim, quando surge um excelente gancho para o próximo volume.


E é isso, pessoal, gostei da leitura, recomendo, mas o forte não são as aventuras nem o romance, mas sim o universo encantado apresentado pela autora!

E vocês, tem algum outro mais clássico sobre fadas para indicar? Gostaria de algo do tipo, mas não conheço nada ainda.

Um Bjo!


3 comentários:

  1. Oi Vivi. Esse é um tema que não consigo ler de jeito nenhum em todo esse universo de fantasia. Sei lá, mas minha primeira experiência com ele não foi muito legal e não gostei da história, então abri mão de todos os livros desse tipo. Vampiros também já estou cheia...

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      É, na verdade eu estou um pouco cansada dos YA em geral, tanto que abandonei esta série. Foi boa até aqui, mas deu. E de vampiros, acho que só vou ler novamente se for algo mais adulto mesmo.
      Um bjo, obrigada pela visitinha! <3

      Excluir
  2. Ainda bem que você avisou pra não ler a segunda parte kkkkkkk, porque fiquei super interessada em ler esse livro :) Beijos!

    www.kamaleando.com

    ResponderExcluir